Lembro tanto que quando eu era pequena, meu pai se orgulhava de não tirara férias. Minha mãe, meus irmãos e eu íamos pra praia e meu pai só ia nos fins de semana. Era assim com quase todas as família, na sexta a noitinha chegava a caravana de pais super trabalhadores, estressados e orgulhosos por nunca descansarem. Era um valor para aquela geração!
Tempos depois, eu estava lá no mercado de trabalho, com vinte e poucos anos eu amava fazer hora extra, achava cool, eu nunca me esquivava de trabalhar nos fins de semana, tinha até orgulho de nunca ter tempo. Bobinha…
Passou mais um tempo, eu já na fase mais adulta comecei a não querer muito essa vida, mas me sentia meio envergonhada, pois quem saía no horário do trabalho era quase mal visto. Pessoas iam sem reclamar aos eventos noturnos, festas, reuniões, tudo aquilo fora das impiedosas 8 horas do expediente e eu achando que algo estava errado, pois ainda hoje sinto uma glamourização do stress, da vida ocupada, do workaholic, do que não tem tempo pra nada!
Tem que dormir 8 horas, tem que trabalhar NO MÍNIMO 8 horas (fora 1 hora de almoço e a locomoção), eu quero fazer exercício, cuidar da família, comer, tomar banho demorado, fazer cursos, ler, pensar na vida e sentia muita falta de ter tempo para ser livre nisso tudo!
Há algo errado! Quando o cara diz que não pode ir a algum aniversário porque tava trabalhando, ninguém questiona; se a mãe mal vê o filho porque trabalha muito, todo mundo entende; se o cara ficou doente de tanto trabalhar, todos demostram compaixão, mas ningué questiona muito o estilo de vida que essa maioria apoia!
E assim, ajudamos uns aos outros a entrar cada vez mais fundo num buraco feio, fundo, frio e triste!
Vamos valorizar o trabalho SIM, mas como uma parte importante da vida e não como um fim para vivermos! Vamos encher de glamour as outras horas do dia, as atividades lúdicas, artísticas, esportivas, a vida social e o ócio!
Somos tudo isso! Precisamos de tudo ao mesmo tempo! Não há vida pessoal e vida profissional. Há VIDA!! E ela tá aí pra dar certo!